.
.

Artesanato de crochê com fios de cobre e bordados em pedrarias

Em 2001, a partir de uma ideia de Cristina Peixoto, surgiu o GOA — Grupo Operários da Arte, uma fábrica cooperativa, situada em São Paulo, que cria artesanalmente bijuterias produzidas em crochê de fios de cobre e bordados entrelaçados a pedrarias, miçangas, murano, vitrilhos, palha panamá, lã, pérolas e cristais Swarovski. Um trabalho delicado e ao mesmo tempo minucioso, originando peças de alto requinte e qualidade.

Bolsa de crochê com fios de cobre e detalhes em vitrilhos


Baseadas principalmente em jóias antigas, as artesãs com essa técnica, produzem modelos de colares, aneis, brincos, broches, braceletes, cintos, presilhas, flores e arranjos para usar no cabelo, bolsas, filigranas e também uma infinidade de outras aplicações como por exemplo no mobiliário (biombos) e na decoração de interiores (lumiárias, cúpulas de abajur, puxadores de gavetas, telas, etc.).


Detalhe da técnica em crochê


O grupo já é bem conhecido no mercado brasileiro e estrangeiro pela originalidade das peças e pela proposta de "bordado social", com o objetivo de capacitar e dar melhores oportunidades de trabalho para pessoas de comunidades carentes.

Sua produção com fios de metal aplicados em tecido é comercializada para renomadas grifes nacionais e internacionais.

Assista ao vídeo sobre o trabalho do GOA:


ATUALIZAÇÃO: Infelizmente, o vídeo saiu do ar e não tenho mais informações sobre a existência da cooperativa.


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Postagens populares: