.
.

Casinha de bonecas de caixas de fósforo


quarto



sala


Essa é uma ideia bem fácil, que eu gostava muito de fazer quando era criança.

Junte várias caixinhas vazias (especialmente as de fósforo), palitos de sorvete, barbante, papéis de presente, pedaços de papelão e cartolina, fitinhas de cetim, retalhos de renda, contas, recortes de revista, tesoura, cola e muita imaginação!

Como fazer:
O processo de montagem dos móveis é bem fácil, basta colar as caixas umas as outras com cola ou fita durex, conforme os móveis desejados, embrulhar as caixinhas com os papéis coloridos, recortar e colar os demais acabamentos (palitos de sorvete, fitas, etc.) com os outros materiais, como é mostrado nas imagens e curtir a nova brincadeira!

Estampada em ponto cruz



detalhe

Esta mesa de centro com pés palito, num estilo bem retrô, tem flores coloridas como em gráficos de ponto cruz, impressas no seu tampo de fórmica, causando um efeito bonito como se fosse uma "tatuagem".

mesa

Esta estampa foi desenvolvida pela estilista Adriana Barra para a loja de design Micasa, de São Paulo.
VEJA TAMBÉM:

Feira de Artesanato


A "Art Mundi - Feira Mundial de Artesanato" chega com sua 5° edição pela primeira vez ao Rio de Janeiro. O evento que será realizado de 17 a 26 de abril de 2009 no pavilhão 1 do Rio Centro, contará também com apresentações culturais e oficinas de artesanato.

Todo dia é dia de artesanato indígena

artesanato em palha de sisal e taquara
Artesanato em palha de sisal e taquara


capim dourado
Capim dourado



artesanato de palha de buriti
Artesanato de palha de Buriti


Fonte das imagens em trançados: Ibep-Nacional.

Não gosto de copiar texto diretamente da fonte, mas hoje vou ter que abrir exceção pela falta de tempo, e também porque não posso deixar de prestar homenagem para este artesanato tão rico. Mas todo dia, deveria ser sempre dia da cultura indígena...
"Várias espécies de plantas nativas servem como base para a arte de trançar fibras naturais e realizar objetos que vão da joalheria aos utensílios de transportar mandioca, objetos para a caça, a pesca; objetos da casa como a rede de dormir e a própria casa, feita de fibras naturais.
(...). Forma, volume, cor, textura têm também significados. Cada elemento visual tem um sentido para a história e a sociedade que faz e usa o objeto. Há um forte sentimento de vida e de ancestralidade em cada realização material dos povos indígenas."


Luminária revestida em crochê

Luminárias Cristal de Luz - Coopa Roca




Estes são alguns modelos da luminária "Cristal deLuz". Em forma de globo, ela é produzida em material plástico, revestida em crochê de linhas de algodão e viscose, formando flores e elementos geométricos.

Recebeu várias premiações, entre elas o 1° lugar no 1° Prêmio Objeto Brasileiro (2008), categoria Objeto de Produção Autoral.

Foi desenvolvida pelas artesãs da Cooperativa COOPA-ROCA da Rocinha, no Rio de Janeiro e pela coordenadora da instituição
Maria Teresa Leal.

Mais informações sobre a peça, acesse A CASA: Museu do Objeto Brasileiro.

Fantoches de sacos de papel


dois fantoches



três fantoches

Pois é, seu café da manhã pode se transformar neste teatro de fantoches para as crianças, feito com o saquinho de papel que vem junto com o seu pão quentinho...

Você vai precisar também de papel crepom de várias cores, pedaços de cartolina, tesoura e cola.

Bom divertimento!

Coelhos de meias?!



coelhos


É isso mesmo... feitos de meias.
Boa Páscoa!



ATUALIZAÇÃO: Veja o passo a passo desses lindos bonecos de meias!



Tapetes que contam histórias...




"Pé-de-moleque pede palavra", é uma exposição interativa com "Os Tapetes Contadores de Histórias", grupo que encanta crianças e adultos há uma década, com cenários feitos de tapetes bordados para contar estórias de várias partes do mundo.
O evento, que ocorre até domingo dia 12 de abril, é uma ótima opção para quem ficou no Rio.

Local: Caixa Cultural (Sala Margareth Nascimento) - Av. Almirante Barroso, 25 - Centro - Rio de Janeiro
Entrada franca.

Informações sobre os horários das apresentações e oficinas pelo telefone: (21) 2544-4080
Ou pelo site da CAIXA Cultural.
 


Atualizado em: 10/07/2009

Esperança, a boneca de pano do agreste.

Esperança, a boneca do agreste paraibanoEstas bonequinhas, lembram muito as "bruxinhas" de pano que minha avó costumava costurar para mim e minhas primas quando éramos pequenas. Que saudade...

Era uma vez...







Esperança, a Boneca do Agreste (catálogo)


"Eu sou Esperança, a boneca do agreste paraibano. Não venho de uma fábrica de bonecas. Minha história é diferente. Fui criada pelas mãos talentosas de Socorro da Conceição, que desde os 7 anos de idade faz bonecas."


Esperança, a Boneca do Agreste (catálogo)


"Sou uma boneca artesanal de pano, trapos, fios, linhas, fitas, rendas e muitos enfeites. Costurada ponto a ponto, uma parte de cada vez."


Esperança, a Boneca do Agreste (catálogo)

"Eu venho de uma grande família de bonecas Esperança, hoje produzidas por 40 artesãos da Associação de Riacho Fundo. Cada boneca que fica pronta é uma nova Esperança que nasce, única, com suas próprias características"

Fonte: Esperança, a Boneca do Agreste (catálogo).

Você pode entrar em contato com a Casa da Boneca Esperança através do site da Associação dos Artesãos de Riacho Fundo
, ou então pelo site da Ponto Solidário - Arte Sóciocultural.

Pontuando o artesanato

Com a Revolução Industrial iniciou-se o processo de decadência da produção artesanal — e isso já faz 300 anos! Atualmente, criou-se uma nova vertente, mais valorizada, de retomada do artesanato, e a internet está influenciando decisivamente esta expansão.

O processo de produção no artesanato, normalmente é individualizado e realiza-se a partir do exercício constante da manualidade. Os esquemas ou gráficos de representação são obtidos por intermédio da coletividade, e também pela criação de cada pessoa que domina as técnicas artesanais .

Alguns artistas plásticos, trabalham manualmente com técnicas artesanais, e suas obras destacam-se na arte moderna e contemporânea. Objetos que são produzidos por artesãos, com qualidade, possuem funções específicas após a sua produção e são esteticamente bonitos. Mas, o conceito de beleza estética não está ligado à arte? É uma discussão complexa...

Cooperativas de artesãs estão firmando parcerias comerciais com designers, estilistas e artistas plásticos, produzindo cada vez mais acabamentos — e mesmo peças inteiras, que valorizam ainda mais nosso artesanato internacionalmente.

 
Um fato interessante é o redescobrimento das costureiras. Por exemplo: você tem uma roupa que precisa de uma pequena reforma ou mesmo de um ajuste? Uma costureira certamente resolverá o problema e poderá inclusive, sugerir uma customização, transformando-a em uma nova peça — em tempos de cortar gastos, pode ser uma boa surpresa verificar que o seu armário ainda tem muito o que lhe oferecer.
E se essa mesma roupa por acaso não lhe servir mais, um bom brechó pode ser a solução!

Artesanato em tecido, crochê, ponto cruz e bordado; arte, moda, customização e até reciclagem, vão ser os pontos principais deste blog. Sejam bem-vindos! (Aline Girão)
Related Posts with Thumbnails

Postagens populares: